Práticas para a gestão do nosso ambiente UNESP SV

Essa página reunirá materiais diversos sobre a tarefa 5, com as informações centralizadas do plano de gestão ambiental ou práticas para a gestão do nosso ambiente, Unesp SV.
Foi assim: Turma do Gerenciamento Costeiro. Aula de Sistema de Gestão e Auditoria Ambiental. Depois das aulas, professora sugere fazer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) de uma fábrica de sapatos.
???
Eu: " Professora, se a universidade também é uma empresa, não podemos fazer o SGA daqui, algo próximo de nossa realidade?"

E aqui está o produto final da aula. Este plano de Gestão Ambiental ainda deve ter pitaco de de todomundo campus e por isso levará mais tempo para que todos possam se envolver e que o compromisso seja assumido pela Coordenadoria.

Mas para o Caminho do Guerreiro existem algumas ações que podem começar agora. Clique no panda que apareceu no banco da faculdade para ver pequenas ações que podemos fazer.


No momento eu estou estagiando longe da faculdade, a principal maneira de articulação será pela internet. Para quem quiser pegar o bonde andando, tem lugar na janela e pode dar um tchauzinho! Aqui, resumindo, três ações práticas para fazermos:
CONTRIBUA COM SUA IDEIA
  1. Mural de captação de idéias com as perguntas geradoras. Assim quem estiver passando por ali sabe o que é que está acontecendo e se sente a vontade para participar. Pode ser o biombo do Centro Acadêmico. Aí cada um pode "espetar" sua contribuição. Mais para frente podemos fazer oficinas para adaptar o Sistema de Gestão Ambiental feito na disciplina de GERCO.
COMPARTILHE SEU CONHECIMENTO
  1. Varal de leitura de soluções alternativas e práticas para nossos resíduos sólidos em local de fácil acesso e protegido da chuva. Assim nossas ações ficam embasadas. Tem muito material bom espalhado por aí. Pode ser no rancho, local de convivência.
FAÇA ACONTECER COM SUA ATITUDE
  1. Canecário coletivo para reduzir o uso de copos descartáveis e diminuir o índice de sumiço de canecas. A madeira veio do entulho da reforma da quadra. Seu Itamar cerrou no tamanho da pia do bebedouro. Tintas, lixas e pincéis foram emprestados do OASIS do CETAS e da mãe do Macu. Pinturas feitas por Gabi, Catota e Macu. República Jardim tem canecas para doar. Só falta pregar os pregos para pendurar as canecas e avisar a Coordenação que sim, nós vamos levar a ideia adiante (a ideia é do ano passado).
  2. Separação de resíduos orgânicos para a construção de uma composteira com minhocas. Precisaremos de dois latões. Um para as pessoas jogarem e outro para acumular a matéria.

................................................................................................................
UNIVERSIDADE ESTADUAL “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
CAMPUS EXPERIMENTAL DO LITORAL PAULISTA – UNIDADE DO LITORAL PAULISTA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: SISTEMA DE GESTÃO E AUDITORIA AMBIENTAL
TURMA: 4º.GC/2011
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
O presente trabalho se trata de estudo de caso, realizado pela turma 4º. GC/2011, na disciplina Sistemas de Gestão e Auditoria Ambiental, proposto como atividade para fixação do conteúdo ministrado.
Foi proposto pela professora da disciplina, uma análise acerca da possibilidade de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental que pudesse ser compatível com a estrutura e atividades desenvolvidas no Campus da Unesp, Unidade do Litoral Paulista.
Primeiramente, salienta-se que um Sistema de Gestão Ambiental é compatível com qualquer atividade econômica desenvolvida, seja a atividade ligada à produção ou a prestação de serviços, como é o caso da Unesp.
Ao contrário de um Sistema de Gestão de Qualidade, o Sistema de Gestão Ambiental não se presta tão somente à melhoria do produto ou serviço no que se refere à sua aceitação no mercado, mas tem como foco uma compatibilização da atividade desenvolvida com o respeito ao meio ambiente, de forma a diminuir os impactos ambientais decorrentes da atividade desenvolvida ou serviço prestado.
Assim, plenamente possível a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental no campus do Litoral Paulista, da Unesp, cujo objetivo deve ser diminuir os impactos causados ao meio ambiente e, principalmente ao entorno.
Note-se, por oportuno, que a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, não precisa, a princípio, representar investimento financeiro considerável, podendo ser planejado de acordo com a estrutura e disponibilidade orçamentária do interessado.
Com base nesse propósito, os alunos, através de um estudo crítico envolvendo a realidade do campus, puderam levantar os aspectos positivos e negativos que envolvem o serviço que vem sendo prestado.
No que se refere aos aspectos positivos, foram identificados os seguintes tópicos:
TABELA 1




ASPECTO


IMPACTO AMBIENTAL POSITIVO


Substituição das luminárias das salas de aula por equipamentos modernos que permitem uma melhor iluminação com um número inferior de lâmpadas


Diminuição no consumo de energia elétrica e aumento da capacidade visual nas salas de aula


Colocação de cestos para coleta de lixo seletivo nas salas de aula


Diminuição do impacto ambiental no descarte desse lixo e possibilidade de reciclagem de materiais que antes eram descartados.


Em relação a esse aspecto, identificou-se, no entanto, que a medida não surtiu o efeito esperado, pois como não há identificação nos cestos, a coleta seletiva não está atingindo sua finalidade, pois os alunos acabam confundindo os cestos


Colocação de cestos para coleta de lixo seletivo nas áreas comuns do campus e latões para armazenamento desse lixo até o descarte apropriado


Diminuição do impacto ambiental no descarte desse lixo e possibilidade de reciclagem de materiais que antes eram descartados


Início de implantação de sistema informatizado nas matrículas e reservas de sala


Diminuição no consumo e descarte de papel, bem como agilização do serviço


Troca da cobertura dos telhados relativos aos prédios do campus, utilizando-se material com isolante térmico


Diminuição do impacto ambiental, tendo em vista a diminuição no consumo de energia elétrica, devido a redução na utilização do ar condicionado.


A identificação desses aspectos positivos demonstra a preocupação da administração do campus, no que se refere às questões ambientais, que serve de estímulo à implantação de outras medidas, capazes de tornar a atividade desenvolvida ainda menos impactante.
Com vista à melhoria contínua, ideal que deve permear um Sistema de Gestão Ambiental, foram identificados os seguintes aspectos negativos:

TABELA 2


ASPECTO


IMPACTO AMBIENTAL NEGATIVO


Alimentos deixados na copa acadêmica


Deterioração de boa parte dos alimentos deixados na geladeira, pela falta de controle ou descarte por parte dos alunos


Resíduos de laboratório


O indevido descarte desses resíduos (através de lançamento na rede de esgoto etc) compromete seriamente o meio ambiente


Condicionamento do lixo destinado à coleta urbana


Como os sacos são deixados no chão da calçada, são freqüentes às hipóteses de lixo revirado por populares ou animais, percebendo-se a exposição do lixo a céu aberto, o que contribui para proliferação de roedores, insetos e mau cheiro


Armazenamento de resíduos de construção


O armazenamento indevido de material de construção leva a proliferação de bactéria, roedores, mosquitos etc.


Alta concentração de barulho externo no campus


Uso desnecessário dos aparelhos de ar condicionado, como forma de reduzir o barulho externo, o que acaba por aumentar o consumo de energia elétrica


Torneiras inadequadas dos banheiros


Alto consumo de água


Desta forma, o presente relatório tem por finalidade propor a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental que seja compatível com as atividades do campus.
Para tanto, propõe-se, a título de aprendizado, a incorporação da seguinte Política Ambiental:

A UNIVERSIDADE ESTADUAL “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS EXPERIMENTAL DO LITORAL PAULISTA – UNIDADE DO LITORAL PAULISTA, na busca da melhoria contínua das ações voltadas para o meio ambiente, assegura que está comprometida em:


. Promover o desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente através da prevenção da poluição, administrando os impactos ambientais de forma a torná-los compatíveis com a preservação das condições necessárias à vida;


. Atender à legislação ambiental vigente aplicável e demais requisitos subscritos pela organização;


. Promover a melhoria contínua em meio ambiente através de sistema de gestão estruturado que controla e avalia as atividades, bem como estabelece e revisa seus objetivos e metas ambientais;


. Garantir transparência nas atividades, disponibilizando às partes interessadas informações sobre seu desempenho em meio ambiente;


. Promover a conscientização e o envolvimento de seus colaboradores, para que atuem de forma responsável e ambientalmente correta.


Continuando o desenvolvimento do estudo de caso, propõe-se, a adoção de um Planejamento que atenda às necessidades do campus, sem representar custo adicional ou excessivo à administração.
Assim, considerando que o Planejamento consiste na elaboração de um plano capaz de proporcionar o cumprimento da Política Ambiental, propõe-se o seguinte:

Foram identificados os aspectos ambientais relacionados na Tabela 2.
No item Requisitos legais, recomenda-se que seja levantada a legislação aplicável à atividade desenvolvida pelo campus e, se necessário, direcionar e alterar o Sistema de Gestão Ambiental.
No item Objetivos e Metas, propõe-se o seguinte:
TABELA 3


OBJETIVO


META


<!--[if !supportLists]-->1- <!--[endif]-->Adoção de critérios para diferenciação dos cestos de lixo disponíveis em sala de aula, para facilitar a identificação do tipo de lixo a ser descartado em cada unidade


Que sejam buscadas alternativas para essa identificação, podendo ser substituídos os cestos por cores diferentes ou incluída alguma forma de diferenciação (etiquetas etc).


Que sejam desenvolvida campanha de conscientização dos alunos quanto a necessidade de respeitar o descarte na lixeira adequada – PRAZO 2 MESES.


<!--[if !supportLists]-->2- <!--[endif]-->Conscientização dos alunos acerca da necessidade de controle e descarte dos alimentos deixados na copa acadêmica


Realização de reuniões ou outras formas de treinamento – PRAZO 2 MESES.


<!--[if !supportLists]-->3- <!--[endif]-->Implementação de sistema de descarte dos resíduos de laboratório


Essa meta está além do alcance dos alunos, devendo ser implantada pela Universidade, no sentido de todos os laboratórios se adequarem às regras de recolhimento pela Prefeitura, retirando-se os frascos adequados para acondicionamento dos resíduos com os técnicos de laboratório Márcia, Wagner e Lú. Verificar com a Prefeitura a possibilidade de recolhimento de resíduos infecto-contagiosos – PRAZO 6 MESES


<!--[if !supportLists]-->4- <!--[endif]-->Condicionamento do lixo destinado à coleta urbana em caçambas


Essa meta está além do alcance dos alunos, devendo ser implantada pela Universidade – PRAZO 1 MÊS


<!--[if !supportLists]-->5- <!--[endif]-->Descarte ou aproveitamento dos resíduos de construção


Providenciar o descarte desses resíduos, reciclagem ou encaminhamento a outros campus que possam dele se utilizar – PRAZO 6 MESES


<!--[if !supportLists]-->6- <!--[endif]-->Diminuição do barulho externo


Essa meta está além do alcance dos alunos, devendo ser implantada pela Universidade através da plantação de vegetação no entorno das salas, que seja capaz de abafar ou reduzir o barulho externo, substituição das janelas por equipamentos antiruídos ou alocação das máquinas de ar condicionado de forma suspensa, para evitar a propagação de som indesejável – PRAZO 24 MESES


<!--[if !supportLists]-->7- <!--[endif]-->Colocação de aerador nas torneiras dos banheiros


Essa meta está além do alcance dos alunos, devendo ser implantada pela Universidade – PRAZO 12 MESES


<!--[if !supportLists]-->8- <!--[endif]-->Reaproveitamento de resíduos orgânicos


Implantação e manejo de uma composteira e conscientização da importância de sua utilização – PRAZO 2 MESES


<!--[if !supportLists]-->9- <!--[endif]-->Melhoria no acondicionamento dos resíduos captados pelos cestos de coleta seletiva


Controle dos latões que acondicionam os resíduos, para que sempre sejam encontrados em seu local de origem – PRAZO 1 MÊS


<!--[if !supportLists]-->10- <!--[endif]-->Diminuição do consumo de descartáveis em produtos comercializados pela cantina do campus


Conscientização dos alunos e funcionários acerca da importância de trazer sua caneca ou garrafa para consumo de bebidas na cantina – PRAZO 2 MESES


<!--[if !supportLists]-->11- <!--[endif]-->Captação de água de chuva


Montagem de projeto, pelos alunos, no sentido de obter uma cisterna e colocação de encanamento para direcionamento dessa água captada para ser utilizada na lavagem das áreas do campus, banheiro etc – PRAZO 24 MESES




No que se refere ao item Programa de Gestão Ambiental, propõe-se que os próprios alunos providenciem a implantação dos objetivos relativos à educação e conscientização ambiental, bem como aqueles que não exigem planejamento financeiro, a saber, os objetivos e metas previstos nos itens 1, 2, 8 e 10.
Em relação aos itens 3, 4, 5, 6, 7 e 9 recomenda-se seja atribuída a responsabilidade à Administração do campus.
No que se refere ao item 11, recomenda-se esforço conjunto de alunos e Administração do campus, tendo em vista que exigem planejamento financeiro.
Quanto à Implementação e Operação, a administração do campus deverá fornecer os meios necessários para que seja cumprida a Política Ambiental.
Para garantir a constante evolução do programa de gestão, indispensável a realização de atividades tendentes à Verificação dos itens e objetivos implantados, a fim de se verificar se estão sendo adequados e, acaso necessário, sejam procedidas alterações necessária (Ações Corretivas), bem como medidas que visem evitar novas não conformidades (Ações Preventivas).
Recomenda-se a realização de Verificação no período de seis meses a partir da implantação do Sistema de Gestão Ambiental.
O controle da documentação relativa ao sistema precisa ser armazenado de forma a possibilitar consultas e fácil acesso. Assim, recomenda-se que seja atribuído o controle e guarda à Administração do campus, podendo ser utilizada a forma eletrônica para controle e manutenção.
Finalmente, caberá aos alunos realizar procedimentos de auditoria, após um ano da implantação do sistema, encaminhando os resultados obtidos à Administração do campus, para que proceda à Análise Crítica acerca da conveniência e adequação do sistema.
Sendo essas as verificações e propostas realizadas pelos alunos no presente estudo de caso, segue para análise da Administração, como sugestão de implantação, para que o campus possa servir de referência às demais unidades da Universidade e também como forma de proporcionar a aplicação prática dos conceitos recebidos em sala de aula, que poderão ser utilizados por todos os alunos do campus e não apenas por essa turma.
Saliente-se que esse projeto modelo pode servir, futuramente, para a implantação de uma empresa júnior ou incubadora de empresas com conscientização ambiental, capaz de prestar serviços gratuitos às entidades públicas da comunidade local.
Por fim, os objetivos, metas e prazos estabelecidos são apenas sugestões, que não vinculam a Administração do campus, podendo, na hipótese de ser autorizada a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, ser alterado de acordo com critérios de conveniência e oportunidade da Universidade e do campus.
São Vicente, 17 de outubro de 2011.
AMANDA YANAI BARDUCHE
CAIO HENRIQUE DE ARAÚJO BISSA
CAMILA MIKIE NAKAHARADA
CAROLINA TOLEDO ANDREU
DEBORAH ALONSO SIDOU
FELIPE ALÓ NESRALLAH
GABRIELA DOLCINOTTI FRIGO DA SILVA
GABRIEL BERGAMASCHI
KARINA CARDOSO PEREIRA
KLEBER BARRIONUEVO BARALDO
LARISSA YOUKIE KIDO
LUCAS GONÇALVES MORAIS
LUNA GUIMARÃES FERNANDES
MARIANA ARTUSO MUNHOZ
MELINA FREDERICO
NATASHA ITAI MIYAMOTO
NAYRARA BETTENCOURT PINTO DE CARVALHO
RENAN VANDRE DA SILVA TOSCANO SAES
RENATA RODRIGUES DE MELO
STEPHANIE CRISTINA BONOME
TAN TJUI YEUW
TIMOTEO TADASHI WATANABE
WLLIANE CRISTINE PERES COSTA

Um comentário:

  1. Ei Camilinha! Que delícia ver você seguindo em frente no caminho. Tô super feliz e você tá de parabéns!!!

    ResponderExcluir